quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Câmara Municipal lança o Programa Vereador Mirim 2018






No total, 33 escolas estão aptas a apresentar aos alunos a atividade que terá a primeira edição neste ano.


A Câmara Municipal de Camaquã realizou reunião, na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria Municipal da Educação (SME), na qual apresentou para os supervisores das escolas do município o Programa Vereador Mirim 2018. Sendo assim, por meio de uma apresentação temática foi apresentado o edital do programa pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Prof. Claiton Silva (PDT), e pela coordenadora do Memorial da instituição, Andréia Becker.
A atividade educativa contempla todas as escolas de Camaquã – municipais, estaduais e privadas – e é voltada para alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano. Neste caso, 33 escolas estão aptas a apresentar aos alunos a ideia com o objetivo de despertar o interesse de participação deles no Programa Vereador Mirim 2018.
O que é o Programa Vereador Mirim?
O Programa Vereador Mirim foi criado neste ano em Camaquã pelo Poder Legislativo. A atividade pretende promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos que estejam regularmente matriculados  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão participar, por meio de um concurso de redação, e apresentar ideias para o desenvolvimento municipal.
Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, irá compor a Câmara Mirim e desenvolverá projetos para melhorar a vida das pessoas. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene no dia 29 de novembro.
Como participar?
Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão orientados, nas escolas que quiserem participar do programa, a escrever uma redação de no máximo 30 linhas. Cada instituição de ensino participante avaliará as redações internamente e enviará apenas uma para a Câmara Municipal.
Em 2018 as redações terão a temática “O Verdadeiro Papel do Vereador”. Após o recebimento de uma redação por cada escola que aderir ao Programa Câmara Mirim, uma comissão avaliadora, formada por professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), examinará os trabalhos e apontará os 15 melhores. No dia 31 de outubro os nomes dos 15 Vereadores Mirins serão divulgados.
Como a escola vai enviar a redação escolhida?
Após a escolha interna da redação a direção da escola deverá entregar, até às 17h30 do dia 09 de outubro, o texto presencialmente na secretaria da Câmara Municipal – Rua: João de Oliveira, nº 147, Centro – junto com a ficha de inscrição do aluno, preenchida e assinada pela própria direção da instituição de ensino, e ainda, pelo pai, mãe ou responsável pelo aluno.
Informações
Em caso de dúvidas, contate a Câmara Municipal de Camaquã pelo e-mail: documentoscamara@gmail.com ou ligue (51) 3671-7518 e fale com a coordenadora do Memorial da instituição, Andréia Becker. O horário de funcionamento se estende das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.  (Fonte: Ass. Imprensa Câmara)
Cronograma do Vereador Mirim 2018
Apresentação do edital: 10 de setembro
Envio das redações selecionadas até: 09 de outubro

Correção e avaliação, por parte da Comissão Avaliadora, das redações selecionadas de: 10 a 30 de outubro
Divulgação dos resultados: 31 de outubro
Reuniões de Instrução dos Vereadores Mirins entre: 08 e 22 de novembro
Sessão Solene do Programa Vereador Mirim: 29 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário