terça-feira, 18 de dezembro de 2018

ILHAS DO CAMAQUÃ: ARTÍFICES DA CIDADE


Esta Exposição propõe pensar os esforços iniciais de povoamento da nossa região e através dos ofícios conhecer as pessoas e a vida na cidade, a partir das ilhas do Camaquã.
Nesses locais da região, próximos às margens do Camaquã, vários ofícios existiram, cada um responsável a sua maneira pela história que hoje contemplamos: construtores de barcos, parteiras, médicos, estudiosos, benzedeiras, plantadores, pioneiros, desbravadores…
Adriano Signorini Kath, cujos ancestrais se encontram no grupo descrito acima, segue habitante da região e nos compele a revisitar essa história. Não de forma passiva, nem saudosista ou melancólica. Seu conjunto de reproduções de documentos, fotografias e dados compilados nos convida a mapear o caminho percorrido pelas pessoas que nos antecederam trabalhando na esperança de construir um lugar para viver.
A exposição reproduz a experiência de visitar a sala da casa de alguém. Porém ao examinar porta-retratos somos alertados para as cadeias de causa e efeito constantes geradas por nossos atos mais do que simplesmente convidados a saber o que aconteceu.
Olhando o passado somos interpelados a erigir nossas prioridades e convidados a desempenhar um papel ativo na preservação das riquezas de nossa região, materiais ou não.



Nenhum comentário:

Postar um comentário