terça-feira, 28 de maio de 2013

Construindo Imagens a partir de Acervos

OFICINA DE JUNHO DO PROJETO


DIA 21/06/2013

MINISTRANTE: Prof. Me. Jocelito Zalla (UFRGS)

           Manhã -  08:30 - 12:00  
           Palestra sobre Barbosa Lessa, aberta a professores, alunos,
           pesquisadores e demais interessados.Agendamento com
         a Secretaria da Cultura, pelo fone 3671 5288.

           Tarde - 13:30 - 18:00
           Oficina sobre pesquisa em acervos. Apenas 10 vagas,
           EXCLUSIVAMENTE para professores e pesquisadores INTEGRANTES DO PROJETO, 
           E SOB INSCRIÇÃO PRÉVIA, ATÉ 17/06.         

Em caso de maior número de inscrições que vagas os critérios de escolha serão a participação no Projeto e a anterioridade da inscrição.                                                                                               
          


           
                   Ilustração fragmento do pbwork do Projeto Amora.

Sobre o Professor:
Licenciado (2007), bacharel (2007) e mestre (2010) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o trabalho "O Centauro e a Pena: Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas", para o qual pesquisou junto ao Acervo Barbosa Lessa, da Secretaria de Cultura de Camaquã e que pode ser acessado em:http://hdl.handle.net/10183/24048

Atualmente coordena o Projeto Amora, do Colégio de Aplicação da UFRGS, que trabalha com a construção compartilhada de conhecimentos a partir de projetos de aprendizagem e integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. O projeto atualmente envolve alunos de 5ª e 6ª séries (ou 6º. e 7º. anos) do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Esse projeto está em funcionamento desde 1996. 

Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Contemporânea do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas e abordagens: memória e identidade regional; invenção de tradições; identidade de gênero, biografia histórica, história intelectual, História e Literatura, ensino de História. Atualmente, cursa bacharelado em Letras (UFRGS) e estuda as relações entre literatura de imaginação, história e identidade, além dos possíveis desdobramentos da discussão no ensino de História.

(Fontes: http://www.ufrgs.br/projetoamora/ e http://lattes.cnpq.br/1887179648015597)





Nenhum comentário:

Postar um comentário