terça-feira, 26 de novembro de 2013

E como era a cidade em 1923?

1923 no RS:




1923 no Brasil:

Fatos:
20 de abril: A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de radiofusão do país, é fundada.
3 de agosto: É inaugurado o hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro.
14 de dezembro: É assinado o Pacto de Pedras Altas, terminado a revolução no Rio Grande do Sul.

Moeda em uso (informações extraídas do site Girafamania):
 "– O “real” já era uma moeda utilizada como unidade monetária antes do “cruzeiro”, desde o Descobrimento até 1942 (quando deixou de existir). Todos o conheciam por “réis”. Com o antigo “real”, também desapareceu a forma “réis”, que sobrevivia na unidade mil-réis.
O plural da atual palavra “real” é “reais”, com a supressão da letra “a”, temos a monossílaba “reis”, a qual é o plural do substantivo masculino “rei” e também um ditongo, pois forma um grupo de dois fonemas – vogais proferidos em uma só sílaba “reis”. Na utilização em questão, a palavra “reis” leva o acento agudo na letra “e” porque é um ditongo aberto, portanto temos o antigo e conhecido “réis”. Texto explicativo de Sérgio Sakall.
Nota: O real também foi o nome de antigos sistemas monetários de outros países americanos, como Argentina, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Peru,República Dominicana, Uruguai...

Cédula emitida pelo Banco do Brasil em 1923, com valor facial de 10.000 réis que mostra a efígie do Presidente Rodrigues Alves."

Carros:



Nenhum comentário:

Postar um comentário