quarta-feira, 26 de março de 2014

Escrevendo uma redação sobre os 150 anos da cidade:



Mudando de materiais da escrita para formas de produção textual, temos o fato de que há um concurso de dissertações em andamento. E o que é dissertar? Qual a relação de toda essa viagem no tempo com o texto a ser produzido? Vamos tentar responder.


Dissertar é apresentar ideias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Em resumo, é discutir, argumentar e defender o que pensamos de maneira fundamentada, persuasiva. Elaborar um texto dissertativo requer conhecimento do assunto que se vai abordar e posição crítica (pessoal) diante desse assunto.

Dissertar desenvolve o gosto de pensar e escrever o que pensa, de questionar o mundo, de procurar entender e transformar a realidade.

Há uma estrutura consagrada para a organização desse tipo de texto: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na questão da técnica de redação, é essencial manter o contato com seu professor; fazer correções, repensar, revisar a ortografia e a gramática para eliminar erros; escrever e reescrever quantas vezes se achar necessário.

Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras. É importante obter informações que ilustrem o problema apresentado e as soluções que se vai defender. Estas informações se pode obter por meio de leituras, de conversas, de viagens, de experiências do dia e dia para dar suporte ao texto. É aí que entram as palestras, as pesquisas, para ajudar a compor o texto. É necessário buscar fontes de pesquisa que ilustrem um panorama dos problemas que haviam no mundo; em nosso país, em nosso estado há 150 anos, comparar com as que existem agora. Nossa dica é explorar as mudanças que a paisagem e as relações sociais sofreram nesse tempo. 

Sempre partiremos de um problema para iniciar um texto dissertativo, de algo que nos impacta, nos incomoda ou nos emociona sobre o tema; no caso, o fato de nossa cidade ter se estruturado oficialmente há 150 anos.

Agora, lápis e papel na mão (ou caneta tinteiro, ou computador, máquina de escrever; como queiram...) e comecem viajando no tempo e pensando:
_O que te incomoda? _O que te emociona? 



 Compõe esse material um resumo sobre redação dissertativa extraído do texto produzido por Marina Cabral, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura da Equipe Brasil Escola. Texto disponível no site Brasil Escola, acesso em 26 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário