quinta-feira, 10 de outubro de 2013

33ª Feira do livro de Camaquã está chegando


Chegou aquela época deliciosa do ano em que as noites ficam mais longas e que mesmo durante o dia o clima favorece atividades ao ar livre. Entre elas prestigiar as atividades programadas para a Feira do Livro. A convite da Secretaria da Cultura e Turismo da cidade, desenvolveremos um Seminário que para primeira edição traz como tema Barbosa Lessa, por isso as fotos ao lado e a última abaixo, copiadas do site da Fundação que mantém como local de memória na reserva da Água Grande o sítio que foi residência do escritor.




Foto do interior da biblioteca de trabalho de Lessa na Água Grande, 
com o acervo que ficou no local.  Acervo da Câm. de V. de Camaquã
As contribuições de Lessa  no âmbito da cultura dos CTGs são intensamente pesquisadas. Mas outras faces do escritor, como seu trabalho e sua presença narrando os valores da cidade, suas práticas como pesquisador são merecedoras de maior divulgação e visibilidade no nosso entender. É o que sugere o exame das produções dos três pesquisadores que receberemos para juntos estabelecer algumas possibilidades e conexões entre história e literatura a partir de Lessa.







Na foto do blog do Géder, Professor Jocelito  pesquisando
 no Acervo Barbosa Lessa, da SCT de Camaquã, 
no Forte Zeca Netto
A Professora no Bacharelado em História da Arte/UFRGS, Joana Bosak de Figueiredo,  em 2006 produziu a tese de doutorado em Literatura Comparada "A tradução da tradição: gaúchos, guaxos e sombras". O Professor do Colégio Aplicação da UFRGS Jocelito Zalla obteve  em 2010 o título de Mestre em História, com a dissertação "O Centauro e a Pena: Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas", pela qual recebeu o 1° lugar no Concurso Sílvio Romero, concedido pelo IPHAN/MinC concorrendo com 50 trabalhos.  Ambos retornam à cidade para compartilhar seus estudos.





O Professor Diego Vivian, responsável pelo Setor de Pesquisa Histórica e Arquivo do Museu das Missões, desde 2010 é servidor efetivo do IBRAM/MinC e Mestre em História pela UFRGS desde 2008. Apresentará o Projeto Saberes e Fazeres, do Museu das Missões, que reúne história oral para pensar patrimônio imaterial. Ouviremos Diego reunidos em torno da mesa do almoço coletivo, no local onde Lessa e a esposa costumavam receber pesquisadores e visitantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário