Prof. ME. Diego Luiz Vivian
Possui graduação em História - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande FURG/2004 e História Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil Ulbra/2005, período em que realizou estágios em duas instituições museológicas: Museu Histórico da FURG e Museu ao Ar Livre da Ulbra. Em 2008 concluiu o Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), adquirindo experiência de pesquisa em arquivos, centros de documentação e bibliotecas, além de trabalho com fontes orais (História Oral). Entre 2007 e 2010 atuou como Professor de História da rede pública de ensino de São Leopoldo/RS, colaborando também com o Programa de Ação Educativa do Centro de Preservação da História da Ferrovia no RS Museu do Trem. Desde 2010 é servidor efetivo do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC), sendo responsável pelo Setor de Pesquisa Histórica e Arquivo do Museu das Missões. Além disso, coordena o Grupo de Trabalho Museus e Comunidades instituído no âmbito do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), bem como atua como articulador da Rede de Pontos de Memória e Iniciativas em Memória e Museologia Social do Rio Grande do Sul (REPIM-RS). Possui experiência na área de História, Educação, Museologia e Patrimônio Cultural.
(Fontes: http://pnem.museus.gov.br/diego-luiz-vivian/ e http://lattes.cnpq.br/7780749713898112)
Profª.
PHD Joana Bosak de Figueiredo
Professora
Adjunta de Teorias, Crítica e Historiografia da Arte, no Bacharelado
em História da Arte, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (1996-97), mestre em História pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutora em Estudos de
Literatura - Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (2006) com estágio doutoral na Universitat de
Barcelona. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em
História com tema transversal em história do Rio da Prata,
literatura e indumentária tradicional (2011-2013). Docente convidada
da Universidad de Buenos Aires, UNISINOS e SENAC em cursos de
pós-graduação em Moda com as temáticas de Moda e Literatura,
Cultura e Teoria de Moda e Moda e Cinema. Consultora pedagógica e
palestrante no Fronteiras do Pensamento, com ênfase nas temáticas
de história, literatura e arte. Atualmente desenvolve projeto de
pesquisa em Arte e Moda, tendo como foco a produção de "vestidos
de artista" na arte brasileira contemporânea .
(Fontes:http://www.studioclio.com.br/docentes/18157/joana-bosak
e http://lattes.cnpq.br/2938354734194794)
Prof. Me. Jocelito Zalla
Licenciado (2007), bacharel (2007) e mestre (2010) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o trabalho"O Centauro e a Pena: Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas", para o qual pesquisou junto ao Acervo Barbosa Lessa, da Secretaria de Cultura de Camaquã e que pode ser acessado em: http://hdl.handle.net/10183/24048.
Atualmente coordena o Projeto Amora, do Colégio de Aplicação da UFRGS, que trabalha com a construção compartilhada de conhecimentos a partir de projetos de aprendizagem e integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. O projeto atualmente envolve alunos de 5ª e 6ª séries (ou 6º. e 7º. anos) do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Esse projeto está em funcionamento desde 1996.
Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Contemporânea do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas e abordagens: memória e identidade regional; invenção de tradições; identidade de gênero, biografia histórica, história intelectual, História e Literatura, ensino de História. Atualmente, cursa bacharelado em Letras (UFRGS) e estuda as relações entre literatura de imaginação, história e identidade, além dos possíveis desdobramentos da discussão no ensino de História.
(Fontes: http://www.ufrgs.br/projetoamora/ e http://lattes.cnpq.br/1887179648015597)
Nenhum comentário:
Postar um comentário